Fábrica de Testes

 

Conciliamos agilidade dos testes com simplicidade operacional

 

Gerenciar todas as demandas de testes

Estabeleça modelos que suportem tanto os testes manuais quanto os automatizados

Estabelecendo uma metodologia única de testes

 

Como Funciona a Fábrica de Testes da Headway?

Gerenciamos todas as demandas de testes e estabelecemos modelos que suportem tanto os testes manuais quanto os automatizados, estabelecendo uma metodologia única de testes, independente da tecnologia empregada.

Identificamos todas as transações de negócios existentes em cada sistema, determinamos o grau de risco financeiro e operacional de cada operação, e estabelecemos as políticas para garantir cada uma das transações, quando estão forem disponibilizadas em produção. Além disso, definimos um detalhado plano de testes para cada transação de negócio, estabelecendo uma abordagem única de como garantir cada cenário existente, evitando interpretações pessoais que comprometem a confiabilidade do processo de testes.

Acionamos os planos de testes, sempre que uma nova solicitação for demandada, garantindo que todas as modificações foram adequadamente implementadas e que todas as transações de negócios preservam seu comportamento esperado.

Buscamos, continuamente, meios mais simples, econômicos e eficientes de suportar cada vez mais volume de testes, sem comprometer os prazos e custos dos projetos de desenvolvimento, ampliando cada vez mais os benefícios que o Processo de Testes pode trazer para a organização.

Tendência de atuação da Fábrica de Testes

A Fábrica de Testes nasce como um embrião de projeto corporativo de Garantia de Qualidade de Software, onde toda a cadeia de desenvolvimento do sistema é sistematicamente verificada, avaliando todos os artefatos que são produzidos e que interferem na qualidade e entendimento dos projetos de desenvolvimento.

A Fábrica de Testes da Headway está preparada para evoluir junto com seu Cliente, à medida que a organização consiga mensurar resultados e decidir realizar mais investimentos nas disciplinas de controle e qualidade sobre o processo de desenvolvimento.

Benefícios Esperados da Fábrica de Testes

Investir numa Fábrica de Testes é apostar na Qualidade de Software como meio de minimizar os riscos dos projetos de desenvolvimento e estabelecer meios de controle sobre a qualidade do software que está sendo disponibilizado.

Garantir a Conformidade dos Requisitos Contratados

Todas as solicitações requisitadas pelas áreas de negócios devem ser validadas para garantir que o sistema a ser disponibilizado segue as diretrizes definidas pelo Cliente. Um processo de testes bem estruturado permite que as validações ocorram de forma planejada e consistente, sem comprometer a confiabilidade do processo.

Porém, os testes não devem restringir-se apenas as transações modificadas, mas em todas as transações a serem disponibilizadas, uma vez que as mudanças podem gerar defeitos em operações em produção. Estas transações são, na maioria das vezes, múltiplas combinações de elementos de negócios, que formam um grande número de situações exclusivas de negócios.

A Fábrica de Testes deve encontrar meios de executar o máximo de testes no menor prazo possível, pois seu principal objetivo é garantir a qualidade do software, sem comprometer a cadeia de desenvolvimento como um todo. Um dos recursos mais utilizados é a automação de testes em transações complexas, altamente voláteis (sujeita a muitas alterações de regras) e que possuem um alto risco financeiro numa eventual falha de processamento.

Através de simulações, cada transação poderá ser exaustivamente estressada, possibilitando avaliar o comportamento do sistema sob todas as condições de uso determinadas, certificando-se que o sistema está pronto para ser colocado em produção.

Avaliar os Fornecedores de Software

A Fábrica de Testes poderá monitorar continuamente o desempenho de cada fornecedor de software, avaliando o nível de controle operacional que seu fornecedor tem sobre o próprio processo de desenvolvimento. Ela fornecerá métricas precisas e incontestáveis (todos os testes possuem evidências que provam sua execução e a presença do defeito relatado), possibilitando a organização direcionar os projetos mais críticos para os fornecedores que possuem maior nível de confiabilidade, mitigando os riscos de insucesso dos projetos.

A Fábrica de Testes deverá ser capaz de certificar os fornecedores segundo um padrão de qualidade a ser estabelecido (número de ciclos, volume de defeitos, reincidência de defeitos) e promover ações de prevenção de defeitos, segundo as estatísticas coletadas pelo volume de erros detectados em cada fornecedor.

Garantir Aderência dos Sistemas às Áreas de Negócios

Um dos principais itens de sucesso de projetos de desenvolvimento de software é garantir que o software em construção segue as reais necessidades da área Cliente. Muitas vezes, estes requisitos não estão perfeitamente claros para determinar o que efetivamente uma transação de negócio deveria contemplar, criando um risco do sistema possuir um “gap operacional” – não atender integralmente a operação.

A Fábrica de Testes obriga a definição de todas as variações de cada transação a ser modelada, definindo um método objetivo de determinar se uma transação foi efetivamente implementada ou não, fornecendo o nível de aderência às reais necessidades do Cliente, evitando desenvolver cenários desnecessários (desperdício) ou deixando de implementar cenários essenciais (gap operacional).

Documentar Sistemas e Transações de Negócios

Muitas organizações tem dificuldades em manter uma documentação sobre seus sistemas, o que gera muitas dúvidas em relação a como determinados processos e transações de negócios foram implementados no passado.

A falta de documentação leva a várias tomadas de decisões equivocadas, retrabalhos e grandes transtornos em produção. Muitas vezes geradas por informações incompletas ou o próprio desconhecimento sobre o comportamento dos aplicativos em produção.

Também cria uma dependência sobre determinados profissionais que detêm o conhecimento e não conseguem materializar seus conhecimentos de uma forma que outros profissionais e departamentos poderão empregar.

A Fábrica de Testes força uma contínua atualização de todos os cenários de negócios, pois para cada caso de testes implementado é necessário informar toda a rastreabilidade de requisitos existentes nos sistemas. Desta forma, os próprios Analistas de Testes mantêm viva a documentação dos sistemas organizacionais, assumindo o compromisso de resgatar todas regras de negócio que estão inseridas dentro das aplicações.

Com o tempo, os Analistas de Testes tornam-se referências nos processos de negócios da organização, sendo remanejados para outras áreas que apresentam esta deficiência.

 

© 2019 Headway Consultoria. Todos os Direitos Reservados.

SERVIÇOS
QA - Testes Fábrica de Testes Processo de Testes Tipos de Teste CCM Winshuttle Studio Winshuttle Transaction Winshuttle Query Winshuttle Direct Winshuttle Runner Winshuttle Journal Entry Winshuttle Foundation User Governance SAP Integration Services Workflow Applications Automação de Processos Desenvolvimento Consultoria